De 0 a 10, quanto o site da sua empresa influencia nas vendas ou divulgação da marca da sua empresa?
Se você respondeu entre 7 e 10, deveria ter um site muito bem construído, otimizado e de fácil navegação

Preparação e Planejamento é o nome de um livro da Coleção Passos da Venda, da Editora Quantum, cujo autor chama-se Raul Candeloro, um dos maiores especialistas da área de vendas e gestão do Brasil.

Esse livro é direcionado para vendedores, pois preparação e planejamento é um dos 8 passos da venda.
Assim como um vendedor deve estar bem preparado e ter um planejamento traçado para atender seus clientes, acredito que um site deve ser preparado e planejado. Por isso resolvi escrever hoje sobre os primeiros passos para ter um site bem sucedido.

Para um site ter alta relevância na web, ou seja, ser fácil de ser encontrado pelos buscadores – pois esse é o primeiro passo para sua empresa decolar a partir da internet – cheguei a conclusão que existem pelo menos 7 itens fundamentais que uma equipe de desenvolvimento deve trabalhar:

1. Encontrabilidade: é um termo comum entre desenvolvedores web e quer dizer: capacidade dos sites serem encontrados pelos sistemas de pesquisa. Para isso é necessário criar sites que os robôs do Google, por exemplo, podem encontrar facilmente.

2. Estratégia de conteúdo: gerar conteúdo relevante sobre o tema de atuação da empresa e elaborar planos de estratégias para que o mesmo seja compartilhado em mídias sociais. Outra coisa importante é publicar o conteúdo em diferentes fontes (blogs, comunidades e outros).

3. Link building: geração de links externos para o seu site, adequados aos algoritmos do Google. Quanto mais links você tiver em outros sites que apontem para o seu, melhor a relevância do seu posicionamento em sites de busca. E quanto mais importante for a página do site que o seu link está, melhor ainda!

4. Monitoramento de reputação online: acompanhar os resultados de busca em torno de sua marca nos mecanismos de pesquisa e em mídias sociais para medir o sucesso e possíveis danos da marca que você gerencia.

5. Definição de palavras-chave: escolher as melhores e mais adequadas palavras e empregá-las corretamente.

6. Alcance das mídias sociais: gerar estratégias para aumentar a amplitude de suas ações nas redes sociais e atingir o maior número possível de seguidores e conexões.

7. Usabilidade: melhorar a experiência de seus usuários aumentando o tempo de navegação, número de page views, diminuindo a taxa rejeição. Talvez esse seja o item que merece mais atenção, estudo e dedicação de tempo.

A partir daqui o trabalho está apenas começando. Depois disso entram as formas de prospecção de clientes, abordagem… etc.

Segundo o SEBRAE, o Brasil tem mais de 6 milhões de empresas (micro e pequenas). Mais ou menos, 5% dessas empresas tem uma estratégia de SEO ou de mídias sociais. Ou seja, 95% está esperando que algum especialista no assunto bata ä sua porta!