Há alguns dias atrás, recebi uma tarefa de casa do diretor/proprietário da empresa que eu trabalho.
Ele pediu que eu definisse a palavra “FOCO”, que é uma das atitudes entre as 10 que utilizamos em treinamentos internos, desenvolvimento de pessoas e no próprio dia-a-dia para melhorar o desempenho pessoal e profissional.
Achei bom, pois como essa é uma das atitudes onde a minha nota é baixa, precisei ler e buscar conhecimento sobre como devo fazer pra melhorar meu foco.

Já acordamos de manhã apressados, pensando em quais atividades que ficaram pendentes do dia anterior, quais os assuntos pessoais que devemos resolver no horário do almoço, quantas reuniões teremos a tarde, qual o compromisso que está marcado na agenda para a noite, etc. Quando percebemos, nem conseguimos curtir direito o café da manhã (importantíssimo), o banho foi tomado às pressas e a roupa escolhida foi… qualquer uma. Com isso, até corremos o risco de chegar ao trabalho sem percerber o trajeto, agindo de uma forma inconsciente.

Agir por impulso, quer dizer que você está no seu “piloto automático”, que faz coisas sem prestar atenção no efeito que pode causar a você mesmo e aos outros. Isso significa, não conseguir atender as necessidades pessoais e em ter perseverância nos seus objetivos. Com isso, se tivermos problemas de falta de foco, o “piloto automático” aumenta as chances de distração com mais frequencia.

Ao prestar atenção nas pequenas coisas e em si mesmo, é possível desenvolver uma percepção detalhada e como consequencia, focar a mente. Esse é um dos segredos, silenciar a mente para ter foco. Quando estiver tomando café da manhã, pense somente nisso e no bem que está fazendo a sua saúde. Quando estiver digitando ou lendo um e-mail, esqueça que existem outras coisas ao seu redor tentando lhe distrair, concentre-se na leitura ou digitação. Quando alguém da sua equipe chamá-lo para conversar, ouça, preste atenção em todos os detalhes, nos sinais do corpo para depois conseguir ajudá-lo de uma forma assertiva. Isso fará inclusive, com que você se lembre mais tarde desses atos, detalhadamente.

É muito comum começar uma reunião com um assunto pré determinado e terminar com 5 novos projetos. Quantas vezes você já falou em uma reunião: “pessoal, foco no assunto!”
Reuniões só são produtivas quando existe uma pauta, tempo de duração, determinação dos resultados esperados. Produtividade é resultado de FOCO.

Cheguei a conclusão, de que FOCO é: prestar atenção apenas no que está sendo feito, dedicar tempo somente ao que é importante no momento, sem sentir o efeito dos fatores internos (desânimo, estresse, alteração de humor) ou externos (pessoas, conflitos, urgências).