Os brasileiros estão cada vez mais fazendo suas compras pela Internet. Qualquer pessoa que tem um site, pode transformá-lo em uma loja virtual facilmente.

Uma loja virtual eficaz é aquela que transforma grande parte dos seus visitantes em clientes. Para isso, o seu site deve ser planejado, elaborado, pensando principalmente na boa experiência de compra do cliente, para que ele volte sempre.

São muitos os visitantes que procuram uma descrição detalhada do produto, um custo x benefício interessante, valor agregado ao produto, mas na hora de finalizar o seu pedido, acabam fugindo do botão “comprar”.
Aí é que entram as técnicas de vendas online. E algumas delas são:

– Tenha um certificado de segurança em seu site, só assim o futuro cliente se sentirá seguro em passar as informações necessárias para finalização do seu cadastro e pedido. Deixe claro que os dados pessoais tanto como os dados do seu cartão de crédito por exemplo, serão criptografados e ninguém terá acesso a  essas informações. Ou seja, crie um ambiente de compras que transmita confiabilidade. Seja claro e honesto nas informações, ofereça uma seção de apoio ao usuário e esclarecimento rápido de dúvidas, insira depoimentos de clientes, e assim por diante.

– Você deverá oferecer em sua loja virtual o máximo de formas de pagamento possíveis. Hoje as mais utilizadas são o cartão de crédito e boleto bancário. Mas o débito em conta também está valendo. Deixe bem visível essas informações, de preferência na página inicial do seu site. Logotipos dos bancos e cartões ajudam bastante.

– Primeiramente o seu cliente vai passar os olhos por todo o site, pois essa é a primeira coisa que fazemos quando existe uma diversidade de produtos. As informações sobre os produtos devem ser objetivas para ajudar na escolha do cliente. O produto A pode ser bom para um visitante mas o B pode ser melhor para o outro. Por isso você deverá mostrar através de um texto claro e bem escrito, todos os benefícios dos produtos, como este poderá atender as necessidades do prospect e consequentemente como ele sairá ganhando caso opte pela compra.

– O tempo é precioso, por isso sua loja virtual deverá facilitar ao máximo a vida do visitante. O tempo médio que as pessoas navegam em lojas virtuais são 4 minutos. A partir do momento que o visitante escolher o produto, e essa é a parte mais demorada, o processo de compra deve ser fácil! Quanto menos passos você disponibilizar em seu carrinho de compras, mais rápida será a finalização do  pedido. A partir da segunda compra, o cliente deverá finalizar ainda mais rápido, pois a sua loja virtual já o reconhecerá.

Nos próximos artigos, vamos evoluir em: fidelização de clientes do e-commerce, aumento de ticket médio da compra, experiência de navegação, e muito mais!