Depois que comecei a estudar e me aprofundar no assunto links patrocinados, resolvi investir uma boa parte do meu tempo e um pouco de dinheiro em cursos do Google. Minha família não tem muito conhecimento em novas tecnologias, são pessoas mais antigas, simples, que não tem muito interesse em internet. Quando eles me perguntam o que eu faço exatamente e eu respondo que trabalho com o Google Adwords, a expressão é sempre a mesma: “hã? o que é isso? como funciona? você trabalha no Google? (quem me dera!)”. Muitos pontos de interrogação na expressão de cada um. Até eu explicar, sem entrar em detalhes técnicos, eles já foram embora. Mas enfim, o que realmente importa para eles é se estou feliz com isso e se dá dinheiro. Dinheiro o suficiente, felicidade e satisfação, muita!
Além da família, ultimamente muitas pessoas têm me abordado para saber como funciona e se vale a pena investir. Mesmo resumindo, esse texto pode ficar muito grande. Por isso vou dividí-lo em duas partes: hoje escrevo uma e até o fim da semana, outra.

Vou me referir especificamente ao Google, pois é o buscador mais utilizado mundialmente, estando à frente dos outros como Bing, Yahoo, etc.

O Adwords é uma plataforma/ferramenta do Google onde são criadas campanhas com anúncios de marketing e grupos de palavras-chave para esses anúncios serem acionados assim que uma dessas palavras é digitada no campo de busca. Estes anúncios não aparecem no resultado natural, eles aparecem acima do resultado natural, no lado direito da tela ou em algumas vezes, no final da página.

Um exemplo fictício para ilustrar: digitei o termo “links patrocinados” no campo de busca e apareceu o resultado da imagem abaixo. Os links patrocinados estão marcados com a escrita “Anúncio”, com o fundo amarelo.

Links patrocinados Adwords

Para dar início, só é preciso ter uma conta de e-mail no Google. Sugiro que as pessoas criem uma conta somente para isso, e não utilizem o seu e-mail particular. É melhor não misturar as coisas, pois em algum momento mais avançado, será necessário vincular o Google Analytics do site ao Adwords, e para isso, é melhor uma conta exclusiva.

Quando você já tiver essa conta, é preciso configurá-la com os dados da empresa (site) e principalmente com a forma de pagamento que pode ser através de boleto bancário ou cartão de crédito.

O planejamento da estrutura de uma campanha, consiste basicamente em ter um grupo de anúncios, anúncios e um grupo de palavras-chave. Ou seja, a campanha fictícia do exemplo acima ficou da seguinte forma:

1. Investimento diário: R$ 20,00
2. Investimento médio por clique: R$ 0,50
3. Nome da campanha: Andrea Henn
4. Grupo de anúncios: Links Patrocinados
5. Grupo de palavras-chave: links patrocinados, andrea henn, anúncios adwords, anuncie na internet, google adwords e outras.
6. Anúncio:
Andrea Henn – Links Patrocinados
www.andreahenn.com.br
Associe sua publicidade com o que o cliente potencial está procurando.

Depois do planejamento feito em um documento a parte (eu faço dessa forma, mas tem quem crie a campanha diretamente na plataforma), a campanha deve ser inserida no Adwords. Todos os tópicos de 1 a 6 são necessários e obrigatórios.

Com isso feito, a campanha está pronta para ser veiculada. Você estará pagando por clique, ou seja, você tem um orçamento diário de R$ 20. Vamos dizer que o valor médio do clique custa R$ 0,50. Seu anúncio pode aparecer 1.000. Porém, o sistema só permitirá 40 cliques em um dia. Quando terminar o orçamento diário, seus anúncios não aparecerão mais. Por isso recomendo que alguém que entenda do assunto administre as campanhas de links patrocinados do seu negócio online. Um profissional consegue monitorar o melhor horário para os cliques, as melhores regiões, as palavras-chave mais eficazes e os anúncios mais relevantes.

Daí as pessoas me perguntam: por que devo investir em links patrocinados se o meu site aparece no resultado da busca orgânica?

Na continuação desse artigo vou falar sobre isso e também sobre valores do leilão das palavras-chave, custo de conversão, taxa de conversão entre outras coisas que poderão convencê-los que os links patrocinados são eficientes e dão resultados. =)