No marketing tradicional é difícil mensurar e quantificar o impacto de uma campanha específica. Além de definir os indicadores da conversão, você também deve ser capaz de monitorar o número de conversões de visitantes em compradores durante um período determinado.

Estamos vivendo uma era da Internet onde as lojas virtuais devem preocupar-se em manter a atenção do cliente que está visitando as suas páginas, aumentar o tempo médio das visitas e acima de tudo entender o comportamento do visitante, oferecendo-lhe materiais do seu interesse de acordo com a sua navegação.
Para isso, você deve ter uma boa estratégia de otimização do site (SEO) e profissinais atentos às inovações e técnicas.

Voltando a conversão. Dados de conversão são difíceis de ser monitorados. No caso de uma loja virtual, existem várias ferramentas para cálculo de conversão. Google Analytics e Adwords juntos podem dar a você um milhão de relatórios que podem influenciar na sua sua estratégia de marketing. Muitos sites que têm lojas físicas relatam que as vendas offline crescem em resultado a uma campanha online. Ainda que cada vez mais pessoas compram online, pesquisas mostram que muitas destas, fazem pesquisas online e finalizam suas compras em lojas físicas. Com isso, mesmo que a taxa de conversão seja baixa, essa mesma taxa geral para a empresa é de fato mais alta. Difícil saber quantas pessoas finalizam uma compra em uma loja física. Já numa loja virtual, temos um grande problema com isso no Brasil. Mais ou menos 52% dos clientes enchem seu carrinho de compras e o abandonam antes do login. E dos 48% que passam por essa fase, somente a metade finalizam o seu pedido. Ou seja, de cada 100 pessoas que acessam uma loja virtual e demonstram interesse em finalizar uma compra, somente 24 realmente compram alguma coisa.

O desafio é: estudar como prender a atenção do cliente, diminuir os passos para a finalização da compra, convencer o cliente que ele está navegando em um ambiente seguro e principalmente… otimizar para converter.