As campanhas de e-mail marketing ainda são uma forma de trazer boa parte das vendas para a sua empresa. Além das compras online, clientes que ainda tem um pouco de resistência em fechar sua compra pela internet, também podem movimentar o departamento de Call Center, buscando finalizar o seu pedido pelo telefone. Mas antes de entrar em contato por telefone ou e-mail com seus vendedores, ele recebeu uma abordagem online.

Existem muitas técnicas para chamar a atenção e passar credibilidade para os seus prospects online, através da sua loja virtual. E algumas vezes, antes de chegar no site de destino, o prospect recebe um e-mail marketing e esse também deve passar confiança para você ter certeza que ele vai clicar em algum lugar e chegar onde você deseja.

Existe toda uma rotina ao programar uma campanha de e-mail marketing:

  • Primeiro: devemos escolher os produtos e organizar o briefing da campanha com todos os detalhes como: nome do produto, texto (isso vai depender muito do seu marketing), preço, estoque, validade da campanha, formas de pagamento… entre outros, dependendo do segmento da sua empresa;
  • Escolha da base de dados: esta talvez seja a parte mais importante. Você deve ter uma base com dados consistentes e atualizados dos seus clientes, pois é daí que vamos tirar clientes ativos e potenciais para atingir o objetivo da nossa campanha.
  • A diagramação do e-mail também é um dos pontos importantes e era aqui que eu queria chegar. Um bom web designer conhece todas as técnicas de criação para que o seu e-mail marketing  seja aceito pelo destinatário, ou melhor, não caia na caixa de SPAM. Para que a leitura não seja prejudicada, utilize um tamanho máximo de 600 pixels de largura. Escolha somente uma fonte de letra pra facilitar a leitura e imagens com resolução de 72 DPI, otimizando ao máximo para que no final todas as imagens somem até 100 kb. Existem 3 formas de desenvolver um e-mail marketing em html:
    1. Se você optar em utilizar somente uma grande imagem, sem que essa seja fatiada e sem nenhum texto, existe uma grande probabilidade do seu prospect receber a campanha diretamente no lixo eletrônico. Web designers sem experiência geralmente criam um html, inserem uma grande imagem e colocam um link para o destino da sua campanha. Se isso for feito, várias oportunidades estarão indo literalmente para o lixo.
    2. Fatiar a imagem e colocar links também pode não ser a forma mais eficaz de produzir a sua campanha de e-mail. Trabalhando dessa forma, as ferramentas de anti-spam ainda elevam a pontuação, fazendo você perder alguns prospects.  Caso você trabalhe dessa forma, utilize sempre a tag “alt” com a descrição por trás de cada fatia. Outlook, Thunderbird e alguns clientes de e-mail, podem bloquear as imagens e a função “alt” facilita o entendimento da mensagem.
    3. Fatiar as imagens e utilizar partes em texto, é a forma mais eficaz de produzir a sua peça de e-mail. Esse equilibrio entre imagens e texto, diminui a pontuação da sua peça em testes de anti-spam. Quanto mais texto tiver na sua campanha, menor a probabilidade do e-mail marketing cair diretamente no lixo eletrônico. Algumas regras de redação deverão ser respeitadas, pois tem algumas palavras que não devem ser ultizadas para não prejudicar a sua campanha (isso é um assunto que a pessoa que desenvolveu o texto deve dominar: como escrever textos eficazes para internet)

Além disso, você ainda deve colocar no topo da peça uma opção de link caso a pessoa não esteja visualizando o e-mail e no rodapé a opção de opt-out.

Depois de enviada, é só aguardar os resultados e analisar os relatórios de abertura, cliques e conversões e se preparar para a próxima campanha!